top of page

Requalificação: Viela da Rua Alemanha.

 

 

Mais uma vez o tema de requalificação do espaço urbano se apresentou enquanto andava pela cidade, desta vez, não em relação à mobilidade urbana ou algo relacionado à questões contemporâneas, mas em um elemento comumente utilizado no novo urbanismo quando as quadras são extensas - a viela.

A viela em questão, esta situada no Jardim Igapó, na Rua Alemanha quase esquina com a Rua Suiça; caracterizada como um local de passagem, encontra-se deteriorada e sem qualquer amenidade, servindo ao oposto a que fora projetada, isto é, este local, expulsa a população devido a insegurança gerada, ainda mais durante o período noturno, onde a iluminação pública é precária.
Este é um problema geral de todas as vielas, isto porque não são espaços desejados na malha urbana, são resultados de um mal parcelamento dos lotes, são espaços estreitos, mal conservados e sem qualquer incorporação da população.

Planta da Situação Inicial.

Planta do projeto de requalificação.

O desafio esta em manter a função deste espaço, uma conexão entre as vias exclusiva para pedestres, contudo inserir características que atraiam as pessoas à utilizar não apenas como passagem, mas um local de estadia e contemplação, aumentando a segurança e com isso a manutenção do local.

A escada e a rampa são elementos que acontecem em união, sendo os patamares da rampa, passos da escada, esta demarcada com material diferenciado - blocos intertravados de concreto poroso. A rampa e todo o espaço requalificado recebeu os blocos intertravados de concreto permeável, aumentando consideravelmente a área permeável.

O paisagismo desenvolvido levou em conta as questões da insolação recebida no local, as espécies adequadas para o clima predominante, o grau de manutenção - poda e rega.

Flox cor de rosa.

Trapoeraba Roxa.

Trepadeira Unha de Gato.

Grama Esmeralda.

Agapanto.

Piso de Concreto Poroso.

Piso Intertravado Drenante - Cor Cinza.

Fonte: projeto de requalificação desenvolvido pelo Arq. Urb. Thiago Alves

3D e renderização: Thiago Alves.

© 2015 por IN arquiteturALVES

 

bottom of page